PROVA MINHA

QUINTA DA DEVESA

Vinhas Velhas 2013

"Expansivo e polido na prova de boca, temos aqui um tinto com corpo e seriedade, mas sem pesar, cheio de vigor e caráter..."

Quinta da Devesa VV T.jpg

João Romão

O João é um entusiasta dos vinhos e gosta de fotografia. Gere um canal no Instagram intitulado 100rolhas, um nome muito sugestivo, que representa sempre um momento especial... E para além disso tudo ainda o convidamos para colaborar connosco nesta nova rubrica da revista Vinhomeu!

  • Instagram

100rolhas

A PROVA

TIPO

Tinto

O VINHO

Eis um vinho de um produtor do Douro, localizado na sub-região do Cima Corgo, que impressiona os sentidos logo no instante em que se lhe retira a rolha. Todo o ritual de abertura da garrafa, tê-lo-ia feito de maneira distinta caso pudesse antever, confesso, tamanha delicadeza e singularidade alicerçadas de harmoniosa, porém, inabalável forma. Mas, ainda bem que não segui esse rumo, pois só assim pude deixar-me ficar completamente subjugado (e extasiado) pela dimensão do fator surpresa...

 

A ssim sendo, e porque é um direito que me assiste mas um dever para com ele, deixei-o respirar, com todo o tempo do mundo, e à medida que os aromas e sabores se iam integrando e revelando, rapidamente pude compreender que ser-se elegante de forma despretensiosa é, em última instância, uma arte que não se ensina. É-se.

 

Este tinto da colheita de 2013, elaborado com as uvas oriundas dos 4 hectares de vinhas velhas da quinta com mais de 80 anos, de um field blend com mais de 20 castas tradicionais da região, é pisado em lagares de granito e posteriormente submetido a um longo estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, seguido de mais 12 meses em garrafa para um melhor apuramento.

NO NARIZ

Concentrado na cor. Aroma rico e sublime nas nuances delicadas de fruta negra entrelaçadas com as notas de tosta e especiarias da barrica, aqui tudo num registo complexo e coerente, com um delicado fundo balsâmico também ele enriquecido por sensações que lembram violetas, um caráter mentolado e atrativos aromas de bosque, a indicar-nos um vinho sofisticado e cativante.

PRODUTOR

Quinta da Devesa

PVP Médio (online)

13,80€

Preço mais baixo online

à data da publicação

13,55€

Drinks & Co.jpg

REGIÃO

Douro

NA BOCA

Expansivo e polido na prova de boca, temos aqui um tinto com corpo e seriedade, mas sem pesar, cheio de vigor e caráter, a evocar uma fruta negra madura e gulosa forrada de finas notas de chocolate e baunilha, conferidas pelo seu estágio em barricas, aqui tudo feito à medida e sustentado por taninos presentes mas elegantes e uma belíssima acidez que só vem selar este conjunto com um final longo, fresco e prazeroso. Um vinhas velhas prometedor e com evidente pendor gastronómico, podendo ser bebido desde já, mas que, no entanto, agradece ser olvidado na cave.

Pontuação

93

/100