PRODUTOR

HERDADE

BARRANCO DO VALE

Na Serra do Caldeirão, em Messines, nasceu em 2018 uma nova promessa de vinhos algarvios. Uma região com muito para oferecer à enologia nacional, mas principalmente aos muitos e bons apreciadores de vinhos que procuram novidades inspiradoras. Ana e Luís Chaves estão na linha da frente desta fantástica ofensiva vinda do sul do país. Em pouco tempo provaram que sabiam fazer vinhos excelentes, de grande qualidade, cheios de carácter e aptos a satisfazer os mais exigentes... 

Quem é a HERDADE BARRANCO DO VALE?

REVELAÇÃO ALGARVIA

Pelos lados de Messines, em plena Serra do Caldeirão, no Algarve, nasceu em 2018 um novo projeto vitícola. A Herdade Barranco do Vale é ainda um pequeno produtor algarvio, mas não será pequeno por muito mais tempo...  E dizemos isto porque a abordagem que está a ser feita por Ana e Luís Chaves, o casal dono da herdade, é muito positiva e absolutamente orientada para a qualidade e sustentabilidade das suas criações vinícolas. Como seria de esperar, os primeiros vinhos tiveram como destino principal a região algarvia. Foi um teste difícil, como acontece com qualquer produtor que pretende abrir caminho num mercado muito competitivo e recheado de propostas de grande qualidade. E como a qualidade e o saber fazer costumam dar os seus frutos, no caso da Herdade Barranco do Vale foi exatamente o que aconteceu! Com um excelente feedback por parte do mercado e dos apreciadores de bons vinhos, foi dado o mote para o que aí há-de vir... Os prémios entretanto alcançados em tão pouco tempo, representam um incentivo adicional e vão claramente inspirar este produtor a continuar o excelente trabalho!   

TUDO A FICAR... BONITO!

Apesar do projeto de Ana e Luís Chaves ser muito recente, a Herdade Barranco do Vale é uma propriedade renovada a partir de estruturas e vinha já existentes. A recuperação de espaços como o antigo curral das ovelhas, permitiu já a organização de eventos no local como foi um concerto de Jazz... A recuperação da casa e dos espaços envolventes continuaram a marcar o rejuvenescimento da herdade. Sobreiros, oliveiras e medronheiros compõem a paisagem juntamente com as vinhas, e tudo iluminado pelo magnífico sol do Algarve... Será que todo este investimento é o prenúncio de um dia podermos todos vir a usufruir deste belo espaço? Fica o desafio!    

SEGUIR AS BOAS PRÁTICAS

Na herdade, a atenção dada a todo o processo de criação dos vinhos da Herdade Barranco do Vale permite obter criações de grande qualidade. A vindima é manual e para garantir que as uvas chegam à adega nas melhores condições, são utilizadas caixas de transporte de apenas 12 Kg. Cubas em inox permitem controlar a temperatura de fermentação, mas não sem antes se fazer uma leve maceração pré-fermentativa, obtendo por essa via uma maior extracção das uvas. Depois vem o estágio que nos vinhos tintos é de 10 meses e nos brancos de 7 meses, estes sobre as borras finas, garantindo maior untuosidade e complexidade olfativa e gustativa dos vinhos. E, no fim de tudo isto só há uma coisa a fazer... provar!      

TODAS AS CORES E OS QUE ESTÃO PARA VIR

São já 5 as referências que estão disponíveis para que todos os apreciadores de bons vinhos possam adquirir e usufruir. Ao longo deste ano vão surgir novidades, por isso muita atenção aos próximos tempos! A gama de vinhos é composta por tintos, branco e rosé, aos quais se vão juntar mais 3 referências de vinhos brancos varietais, com as castas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier a serem as próximas protagonistas da Herdade Barranco do Vale. Vamos então esperar, e enquanto não chegam, usufruir da excelente gama atual!

OS VINHOS DA HERDADE

TINTOS

HERDADE BARRANCO DO VALE

Blend Reserva Tinto

Aragonez Reserva Tinto

Castelão Reserva Tinto

 

BRANCO

HERDADE BARRANCO DO VALE

Blend Reserva Branco

ROSÉ

HERDADE BARRANCO DO VALE

Negra Mole Rosé

Regiões Principais

ALGARVE

4 Vinhos em Destaque

H. Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale
Blend Reserva
Tinto
Algarve
H. Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale
Aragonez Reserva
Tinto
Algarve
H. Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale
Negra Mole
Rosé
Algarve
H. Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale
Blend Reserva
Branco
Algarve

Prémios

Alguns prémios e menções obtidos por este produtor 

Enologia

João do Ó

Enólogo

Informações e Contactos

-

Estrada Municipal 510
São Bartolomeu de Messines

Faro, Portugal

Vinhomeu

2020 VINHOMEU | Todos os direitos reservados