PRODUTOR

KELMAN

FAMILY VINEYARD

No início do novo milénio, mais propriamente em 2000, Juliana e Rafael Kelman adquiriram 6 hectares de vinha no concelho de Nelas. Apostaram, e muito bem, em produzir vinhos clássicos, com castas típicas da região, ajudando o Dão no seu regresso aos principais palcos dos vinhos portugueses. Passados 20 anos, este produtor conquistou muitos apreciadores de vinhos por cá e no estrangeiro, e são sem qualquer dúvida uma marca incontornável quando falamos dos tão apreciados hoje em dia, vinhos de terroir. Muitos parabéns Kelman!
Kelman.png
Kelman_Ilustra 6.jpg
Kelman_Ilustra 1.jpg
Kelman_Ilustra 3.jpg

Quem é a KELMAN?

UMA HISTÓRIA DE DÃO

Juliana Kelman e Rafael Kelman são uma dupla de admiradores do Dão. Uma família que no ano 2000 adquiriu uma pequena vinha de 6 hectares, apostando nas castas tradicionais, sendo que a maior aposta, como não poderia deixar de ser, recaiu na rainha das castas portuguesas e no grande símbolo da região: a Touriga Nacional. E junto de Vilar Seco e Santar, localidades sobejamente conhecidas quando falamos de vinhos do Dão, a história dos vinhos Kelman escreveu-se ao longo deste anos através da criação de vinhos cuidados, elaborados com muita paixão e saber fazer. É uma história que merece ser contada e que está bem presente em cada garrafa...  

Kelman_Ilustra 2.jpg
Kelman_Ilustra 4.jpg
Kelman_Ilustra 10.jpg

EMBAIXADORES DO VINHO E DA REGIÃO

Juliana Kelman tem dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, e tem assumido um verdadeiro papel de embaixadora dos vinhos do Dão em vários países do mundo. É fã assumida da região, das suas gentes, e também das tradições locais associadas à produção de vinhos. Nas instalações da Kelman, a madeira, representada pelas barricas e tonéis utilizados na produção dos vinhos, é presença garantida, bem como o ambiente muito típico das adegas do Dão, com as suas traves robustas e paredes de pedra. A ligação à natureza e à terra está também muito visível no perfil deste produtor, atento à sustentabilidade e à utilização de boas práticas agrícolas.

Kelman_Ilustra 7.jpg
Kelman_Ilustra 8.jpg

COMO MANDA A TRADIÇÃO DOS BONS VINHOS

A vinificação dos vinhos da Kelman é um processo levado muito a sério. E tudo começa, como deve ser, no momento da vindima, essa altura tão aguardada por todos os produtores. A recolha das uvas é um momento importante, e é efetuada quando as mesmas apresentam um nível de maturação adequado. No transporte são utilizadas caixas de apenas 22 Kg de capacidade. Antes da fermentação, as uvas são tratadas com muito cuidado, com desengace total e esmagamentos muito suaves. Na linha da boa tradição destas terras, a fermentação de parte da colheita é efetuada em lagares de granito, antecedida pela pisa a pé. Tudo isto é conciliado com a utilização das novas tecnologias, como as cubas de fermentação com temperatura controlada. No caso do vinho branco, aqui representado pela casta Encruzado (mais uma das muito típicas do Dão), é também aplicado o processo de "battonage", com integração das borras finas, procurando um vinho verdadeiramente autêntico.

Kelman_Ilustra 9.jpg
Kelman_Ilustra 11.jpg

OS CLÁSSICOS BY KELMAN 

Por aqui são as castas típicas do Dão a desenhar e a definir a gama de vinhos. A Touriga Nacional e o Encruzado tem direito a referências monovarietais, bem como a Alfrocheiro. Para a Tinta Roriz e a Jean fica destinado normalmente o papel de jogar em equipa, fazendo parte dos vinhos de blend deste produtor. É uma gama de vinhos clássica, muito representativa do carácter da região, com características bem conhecidas dos apreciadores, mas é necessário dizer que na Kelman há também vontade de inovar e pisar palcos diferentes, algo que vai surgindo conforme a inspiração de Juliana e Rafael, com a criação de novas referências. 

OS VINHOS DO PRODUTOR

KELMAN ENCRUZADO (Branco)

Feito com uvas colhidas à mão e transportadas em caixas pequenas, este vinho branco é um varietal da famosa e muito apreciada casta Encruzado. Com fermentação controlada a frio (15º), é estagiado em cubas de inox e barricas de carvalho francês durante 10 meses. Um vinho com grande estrutura e concentração aromática.

 

KELMAN TOURIGA NACIONAL (Tinto)

Casta oriunda do Dão e atualmente a rainha das castas portuguesas, a Touriga Nacional dá origem a esta magnífica referência da Kelman. Um vinho que usufrui da pisa a pé e fermentação em lagar de granito. Como é habitual acontecer com os bons vinhos feitos a partir desta casta, aqui vamos encontrar os típicos aromas florais e de compota de fruta, sempre acompanhados por bons taninos e complexidade na prova.

 

KELMAN RESERVA LAGAR (Tinto)

Como o próprio nome indica, estamos perante um vinho que, da mesmo forma que o Touriga Nacional, usufruiu da tão tradicional pisa a pé com fermentação em lagar de granito. É um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, com especial predominância da primeira, o que define muito o carácter desta criação. Há notas florais muito presentes, integradas com a fruta vermelha madura e também com fruta preta. O conjunto é robusto e denso mas fresco, evidenciando-se um claro carácter mineral.

 

KELMAN (Tinto)

É um blend de quatro castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen. Ao contrário do que é feito em muito outros produtores, aqui a fermentação de cada casta é feita em cubas de inox de forma independente. No caso da Touriga Nacional, ainda poderemos contar com o estágio em madeira semi nova durante 12 meses. Trata-se de um vinho pronto a consumir mas que pode ser guardado por alguns anos.

Regiões Principais

DÃO

Kelman_Ilustra 13.jpg
Kelman_Ilustra 5.jpg

TERROIR FEITO Á MEDIDA

Nos 6 hectares de vinha, a Touriga Nacional é a casta maioritária, e convive com as também típicas Alfrocheiro, Jaen, Tinta Roriz, e a inevitável Encruzado. A quinta tem um declive muito suave, e os solos são arenosos constituídos principalmente por granito decomposto. Com uma altitude média de 430 metros e amplitudes térmicas muito grandes, com Invernos muito frios e Verões extremamente quentes, neste terroir nascem vinhos fantásticos, cheios de carácter e marcados por uma elegância e frescura ímpares.

4 Vinhos em Destaque

Prémios

Alguns prémios e menções obtidos por este produtor 

Los Angeles Wine Competition Gold.png
Wines of Portugal Challenge Silver.png
Revista de Vinhos Altamente Recomendado.

Enologia

António Narciso

Enólogo

Informações e Contactos

-

Nelas

Viseu - Portugal

PARTILHAS

Veja aqui as partilhas e o dia a dia dos produtores nacionais. Todas as semanas procuramos novidades e estados de espírito.

Ah pois! Não nos escapa nada!

20/4