PRODUTOR

MONTE

DA CAROCHINHA

Algumas das garrafas do Monte da Carochinha já estiveram adormecidas no fundo do mar de Sines. A tentação de o fazer foi grande já que as águas atlânticas da zona do Porto Covo, no litoral Alentejano, são presença garantida neste "terroir" tão especial. Aqui fazem-se vinhos únicos, elaborados com o cunho da experiência e da mestria de uma equipa que sabe muito bem o que faz. Venha daí conhecer a Carochinha!

Quem é o MONTE DA CAROCHINHA?

UM DESAFIO ATLÂNTICO

O mar está ali ao lado. A brisa marítima das águas salgadas de Porto Covo invade a vinha do Monte da Carochinha, instalada num local magnífico com vistas invejáveis para o oceano atlântico... A serra complementa o cenário, com o montado de pinho e a esteva a apimentar o ar com os seus aromas. Nos solos pobres e xistosos foi plantado um projeto chamado de sonho: a produção de vinhos únicos que combinassem a influência da maresia atlântica, com o microclima de serra. E desse sonho nasceu uma Carochinha. Ou melhor, o Monte da Carochinha.

 

José Macedo e Manuela Carreira lideram este sonho atlântico em conjunto com um dupla de criadores de vinho de excelência. O enólogo Filipe Sevinate Pinto, que dispensa apresentações já que é uma das revelações nacionais da enologia nacional, faz parceria com António Cláudio, engenheiro alimentar mas que aqui é o responsável da viticultura do Monte da Carochinha, depois de muitos projetos e experiências na área da vinha e até da enologia.

POSTAL DA COSTA ALENTEJANA

A propriedade abraça uns respeitáveis 42 hectares de terreno onde foram plantados pinheiros mansos e sobreiros, juntamente com oliveiras que entretanto já contribuem para a produção de algum azeite. A vinha surge mais tarde, com a plantação de castas brancas e tintas, no entanto com predominância das primeiras, em termos de ocupação de vinha. O local é um verdadeiro postal da costa alentejana, e isso é algo que não pode ser desperdiçado... No Monte da Carochinha espera-se pelo melhor momento de regresso às atividades ligadas ao Enoturismo, algo que nesta zona do país faz todo o sentido. Na propriedade vive-se um ambiente fantástico, por entre os aromas da maresia e da vegetação. Um local que merece de facto ser visitado. Está quase!...

VINIFICAÇÃO BEM FEITA

A vinificação dos vinhos do Monte da Carochinha é algo levado muito a sério. O conceito de produção de vinhos de "Boutique" está na base de todo o processo, o que implica que o resultado final deve ser único e cheio de personalidade. Por aqui não é a quantidade que interessa, mas sim oferecer uma experiência de prova especial, claramente marcada pelo terroir. Cubas de aço inox, com temperatura controlada, são complementadas pela madeira, sendo que as barricas vão ter um papel importante da criação do tinto reserva. O momento de recolha das uvas é lavado a cabo com cuidado. A vindima é feita à mão e os cachos depositados em caixas de apenas 20 Kg de capacidade, de forma a proteger a qualidade e integridade dos mesmos. Os esmagamentos são feitos a baixa temperatura e com macerações leves. A prática de "Batonnage" é utilizada para que as borras finas possam contribuir para a excelente personalidade e carácter dos vinhos. Depois é engarrafar e usufruir!  

OS VINHOS DE "BOUTIQUE" E O MAR

Com o mar ali ao lado, cinco produtores de vinho da costa Alentejana, não resistiram a participar no projeto "Vinho do Mar". No mês de Novembro de 2018 as garrafas desceram até ao fundo do mar de Sines e por lá ficaram até Julho de 2019. Foi um estágio marítimo, sem cubas ou barricas. A estabilidade térmica e a influência da pressão foram aspetos estudados, com conclusões muito interessantes ao nível da prova.

Mas, fundo do mar à parte, o Monte da Carochinha apresenta atualmente 3 referências, sob o conceito de vinhos de "Boutique", que podem, e devem, ser provadas por todos os que apreciam vinhos especiais e diferentes. São criações que apresentam muita frescura, com complexidade aromática e gustativa. E pode contar com muito boa acidez e vivacidade, um bónus deste terroir tão especial... 

OS VINHOS DA CAROCHINHA

Monte da Carochinha Rosé

Um vinho elaborado com a casta Touriga Nacional, numa interpretação especial desta casta muito utilizada em vinhos deste género. Com aromas marcados por notas muito delicadas na área do floral (rosas), mas também na área da fruta, com dominância dos aromas de frutos exóticos. Um vinho seco, como se pede a um bom rosé, e com bom volume de boca. Produção de apenas 2200 garrafas.

Monte da Carochinha Branco

A casta Arinto faz aqui uma parceira pouco comum com a Encruzado... Sim, leu bem, a famosa casta do Dão fez uma viagem até ao terroir atlântico do Monte da Carochinha. E ainda bem. Uma combinação que originou um vinho cheio de carácter, com a lima e o kiwi a dominar os aromas, prometendo uma frescura que não falta à chamada na boca, onde mostra suavidade, mas com acidez viva e refrescante.

 

Monte da Carochinha Reserva Tinto

É um "blend" de Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Merlot. Com 13,5º de volume de álcool, é um vinho que tem um estágio parcial em barricas de carvalho francês. De cor granada, os aromas são complexos, com as frutas pretas a surgirem acompanhadas de notas de especiarias e algum chocolate. Suave e persistente, é uma boa escolha para acompanhar a gastronomia portuguesa nas suas versões mais elboradas.

Regiões Principais

PENÍNSULA DE SETÚBAL

MICRO CLIMA XISTOSO

A vinha está plantada numa zona de declives acentuados, e os solos são xistosos e pobres. Nesta região, a falta de água para rega ainda é um problema, mas a presença do mar traz consigo alguns benefícios nomeadamente na menor necessidade de tratamento da vinha, com menos intervenções, beneficiando a saúde da mesma. Nos 6,2 hectares de vinha, estão plantadas as castas Merlot, Alicante e Touriga Nacional (2,7 ha) e as Arinto e Encruzado, estas divididas em talhões com diferentes declives e exposições e num total de 3,5 ha, ou seja a maioria.

3 Vinhos em Destaque

Monte da Carochinha
Monte da Carochinha
Rosé
Península de Setúbal
Monte da Carochinha
Monte da Carochinha
Branco
Península de Setúbal
Monte da Carochinha
Monte da Carochinha
Reserva
Tinto
Península de Setúbal

Prémios

Alguns prémios e menções obtidos por este produtor 

Sem indicação de prémios ou menções

Enologia e Viticultura

Filipe Sevinate Pinto (esq.)

Enólogo

António Cláudio (dir.)

Viticultura

Informações e Contactos

+ 351 961 335 917 / + 351 962 350 961

Sociedade Agrícula da Carochinha, Lda

Estrada Nacional 120, Km 63 - Sonega - Sines

Portugal

GPS: 37°54’3.93″N / 8°41’41.28″W

PARTILHAS

Veja aqui as partilhas e o dia a dia dos produtores nacionais. Todas as semanas procuramos novidades e estados de espírito.

Ah pois! Não nos escapa nada!

Vinhomeu

2020 VINHOMEU | Todos os direitos reservados