PROVA MINHA

TERRAS

DE LAVA

 Terroir Vulcânico - Branco 2019

"Um vinho que expressa muito bem o "terroir" açoreano. O seu aroma, muito salino, fresco e com notas de enxofre, transporta-nos de imediato para os solos vulcânicos rodeados pelo imenso mar. "

Amorim Loves Wine_Terras de Lava 2.jpg

Pedro Amorim

O Pedro adora vinhos portugueses...

A paixão é tão grande que criou um excelente canal no Instagram acerca do tema. E como nós gostamos tanto das suas provas, não resistimos a convidá-lo para participar nesta rubrica da revista! Bom proveito! 

  • Instagram

amorimloveswine

A PROVA

TIPO

Branco

À VISTA E NO NARIZ

Mostrou cor amarelo palha e boa limpidez, ainda que com ligeiro sedimento e aspeto brilhante. Aroma de intensidade e amplitude média/alta, com imensa frescura e evidente salinidade. Muito citrino maduro (laranja), algum fruto tropical (ananás) e notas expressivas a enxofre.

O VINHO

Produzido pela Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico - que tal como o nome indica, está localizada na Ilha do Pico, no arquipélago dos Açores - este vinho resulta de um "blend" de várias castas brancas. 70%  são autóctones da região e 30% estrangeiras. Apresenta 12,5% de teor alcoólico.

REGIÃO

I.G. Açores

PRODUTOR

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

PVP Médio (online)

10,80€

NA BOCA

Na boca revelou entrada directa e salina, com estrutura média/ligeira. Tem corpo médio/largo, com um pouco de untuosidade e bastante frescura, e meio de boca com muita fruta cítrica (tangerina, laranja). Presença de algum ananás, bem salino, e com claras notas enxofradas e acidez viva, muito vibrante. Final de prolongamento longo/médio, muito salino.

Preço mais baixo online

à data da publicação

9,95€

Mercearia dos Açores.jpg

EM RESUMO

Um vinho que expressa muito bem o "terroir" açoreano. O seu aroma, muito salino, fresco e com notas de enxofre, transporta-nos de imediato para os solos vulcânicos rodeados pelo imenso mar. Em boca confirma tudo o que o aroma nos indica, de tal modo que temos a sensação de dar um mergulho no mar.
 

É bastante versátil, na medida em que é uma ótima opção para os momentos de convívio, sem descurar a aptidão gastronómica, para marisco, peixe grelhado, carnes brancas, saladas, entre outros. Encontra-se num bom momento de consumo, mas tenho muita curiosidade em ver como evoluirá nos próximos 2 a 3 anos.

Boas Provas!