PROVA MINHA

QUINTA DO ESTANHO

Porto Tawny 20 Anos

(Parte III)

"Um Porto de enormíssima qualidade. Mostra aroma riquíssimo, complexo, refinado, elegante e muito amplo, com os frutos secos a fazerem uma grande dupla com as notas a iodo." 

Pedro Amorim

O Pedro adora vinhos portugueses...

A paixão é tão grande que criou um excelente canal no Instagram acerca do tema. E como nós gostamos tanto das suas provas, não resistimos a convidá-lo para participar nesta rubrica da revista! Bom proveito! 

  • Instagram

amorimloveswine

A PROVA

TIPO

Tinto

NA BOCA

Entrada imponente, muito intensa, mas suave em simultâneo. Estrutura forte, corpo muito amplo, cheio de untuosidade e boa frescura. Meio de boca pleno de frutos secos (amêndoas, nozes), muito iodo, ameixa em passa, toranja cristalizada, apontamentos de mel e notas de café. Taninos muito polidos pelo tempo e acidez viva, com final de prolongamento muito longo, fresco, pautado por frutos secos e notas de iodo.

À VISTA E NO NARIZ

Um vinho com cor castanho mogno, boa limpidez, aspecto semi-opaco e lágrima espessa e lenta. No aroma, temos intensidade alta, enorme amplitude e frescura inesperada. Imensos frutos secos, ameixa madura, citrinos cristalizados. Notas a café, notas iodadas e um toque de mel.

O VINHO

Com origem em vinhas situadas nas íngremes encostas do Rio Pinhão, a uma altitude entre 150 e os 400 metros, este vinho resulta de um "blend" de vários vinhos estagiados em tonéis de carvalho francês, no mínimo, durante, 20 anos e no qual predominam as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Sousão.

REGIÃO

Douro

PRODUTOR

Quinta do Estanho

PVP Médio (online)

47,40€

Preço mais baixo online

à data da publicação

36,95€

PT Wine.jpg

EM RESUMO

Um Porto de enormíssima qualidade. Mostra aroma riquíssimo, complexo, refinado, elegante e muito amplo, com os frutos secos a fazerem uma grande dupla com as notas a iodo. Em boca é qualquer coisa de maravilhoso. Ao seu corpo de grande largura, junta uma combinação de frutos secos, iodo, mel e café que o tornam notável.  E tudo isto incrementado por uma acidez viva e por taninos de alta qualidade, que conferem uma frescura e um prolongamento soberbos.


Ao nível da ocasião de consumo, revelou grande versatilidade, já que se mostra incrível para sobremesas feitas com ovos, como um pudim ou um pão-de-ló, ou mesmo para uma boa conversa. Um vinho que recomendo vivamente. Boas provas!

Vinhomeu

2020 VINHOMEU | Todos os direitos reservados