PROVA MINHA
QUINTA
DO ESTANHO
Reserva Branco 2018
"Um vinho que me surpreendeu bastante pela sua frescura e mineralidade, mas que acaba por confirmar o potencial das zonas de altitude da região do Douro."
A PROVA
TIPO
Branco
NA BOCA
Entrada directa e fresca com bastante frescura (transversal em todos os momentos). Estrutura média, corpo médio, a revelar alguma untuosidade, com meio de boca cheio de mineralidade, com muito citrino. Boa presença floral, alguma maçã verde. Suaves notas a tosta e acidez com garra e vibração. Final de prolongamento médio/longo, muito fresco e mineral, complementado por ligeiras notas de baunilha.
À VISTA E NO NARIZ
Cor amarelo palha ligeiro, excelente limpidez com aspecto brilhante e translúcido.
O aroma surge com intensidade e amplitude médias, imensa frescura e evidente mineralidade. Muito citrino (limão, toranja), também floral (laranjeira), ligeira maçã, e suaves notas tostadas
O VINHO
Proveniente de vinhas com uma cota média de altitude de 400 metros, elaborado maioritariamente de Arinto (80%) e os restantes 20% de Viosinho e Rabigato, estágio de 9 meses sobre borras, com recurso a battônage semanal, 14,0% de teor alcoólico.
REGIÃO
Douro
PRODUTOR
Quinta do Estanho
PVP Médio (online)
12,50€
Preço mais baixo online
à data da publicação
12,50€
EM RESUMO
Um vinho que me surpreendeu bastante pela sua frescura e mineralidade, mas que acaba por confirmar o potencial das zonas de altitude da região do Douro. Mostra aroma muito limpo, directo e mineral, pleno de citrinos e flores. Em boca é fresco em toda a linha, muito mineral, com óptimo equilíbrio entre o corpo (que tem um pouco de untuosidade) e a acidez (viva e vibrante). É totalmente gastronómico, para peixes de forno, carnes brancas, grelhados e queijos de média estrutura.
A sua belíssima acidez mostra que poderá evoluir muito bem nos próximos anos.