CARTÃO DE VISITA

QUINTA

DE PAÇOS

REGIÃO

Vinhos Verdes 

AS ORIGENS

O "slogan" da Quinta de Paços diz muito acerca das origens deste produtor minhoto. São quinhentos anos dedicados à produção de vinhos! E se isso é algo de absolutamente extraordinário, não menos o é o facto de ser ainda a mesma família, já na 16ª geração, a dar seguimento a esta verdadeira epopeia, que ao longo dos anos, tem dado tanto ao mundo dos vinhos nacionais. Datam do século XV os primeiros registos de vinhas no Morgadio do Perdigão, sendo que um século mais tarde surgem também as primeiras referências à plantação de vinha na Quinta de Paços. Os vinhedos fazem parte de um património muito extenso, que conta com cerca de duzentos hectares de terreno, distribuídos por um total de seis quintas, localizadas em diferentes zonas e sub-regiões vitícolas.

A Quinta de Paços, e apesar da sua longa história, continua a ser uma empresa familiar, e dona de uma herança riquíssima. Uma mais recente "reinvenção" da marca, levada a cabo por José Silva Ramos, um estimado membro da família, deu um novo impulso à produção de vinhos, e com isso trouxe um novo rumo e uma nova aposta num futuro promissor. Hoje, a gestão é assegurada por Paulo Matos Graça Ramos, que em conjunto com a família e uma equipa valiosa, tem desenvolvido um trabalho excecional na dinamização da oferta deste produtor, através de uma aposta clara na diversidade de opções, e na inovação enológica.  

A LOCALIZAÇÃO

A região dos Vinhos Verdes é muito extensa e rica em diversidade, contando com várias sub-regiões, todas com características muito próprias e um "terroir" distinto. Uma mais valia para qualquer produtor desta região é o poder tirar proveito dessa diversidade, e com isso poder apresentar uma gama de vinhos que consiga congregar várias interpretações enológicas. E isso é o que acontece com a Quinta de Paços, que aproveita o facto de poder contar com a sua presença em duas sub-regiões muito importantes do ponto de vista da produção de vinhos.

A propriedade principal e sede da Quinta de Paços, está localizada no concelho de Barcelos, na localidade de Rio Covo - Santa Eulália, na que é considerada a sub-região do Cávado. Por lá, na bacia hidrográfica do rio, a vinha surge praticamente em todo o lado, juntamente com a vegetação frondosa, típica da região. Das seis quintas que são propriedade de Paulo Ramos e da sua família, cinco localizam-se nesta sub-região, e toda a produção anual é vinificada numa adega existente na propriedade principal.

Mais a norte, na bem conhecida sub-região de Monção e Melgaço, encontramos a Casa do Capitão Mor, na Quinta da Boavista. Esta propriedade situa-se no concelho de Monção, na localidade de Mazedo. Esta zona é a casa por excelência do Alvarinho, e onde nascem as uvas que vão fazer parte dos vinhos deste produtor, que conta também também com o apoio de uma adega para a criação de alguns dos seus vinhos mais conhecidos.

 

E se ainda não conhece esta magnífica região, saiba que a Quinta de Paços está pronta para receber todos os que queiram usufruir de uma experiência única, com visitas às vinhas, prova de vinhos e também visitas guiadas às adegas e às casas, algo que aconselhamos vivamente!  

O "TERROIR"

Como já referido, a Quinta de Paços tira partido de estar presente em duas das mais importantes sub-regiões minhotas, conseguindo dessa forma apresentar uma extensa gama de vinhos caracterizada principalmente pela sua diversidade e inovação enológica. Com a ajuda de "terroirs" de eleição, a qualidade dos vinhos da Quinta de Paços é reconhecida mundialmente, com mais de 200 prémios conquistados até à data. E já que falamos de prémios, fique também a saber que este produtor foi o primeiro a conseguir um prémio internacional para a região dos Vinhos Verdes, obtido na exposição internacional de Filadélfia, nos EUA em 1876. A mesma proeza foi conseguida com o primeiro prémio internacional da região de Monção e Melgaço, atribuído em 1888, em Berlim, na Alemanha.

 

Na zona de Barcelos, vamos encontrar solos arenosos de origem granítica. São solos que derivam da decomposição do granito branco e amarelo. O quartzo também marca presença para reforçar a componente "mineral" na prova dos vinhos deste produtor. Os terrenos onde estão plantadas as vinhas têm características diferentes uns dos outros no que respeita à exposição solar, e à sua inclinação, o que permite conseguir vinhos diferenciados, e ao mesmo tempo uma gestão perfeita dos "timings" da vindima, garantindo uma ótima maturação dos bagos.

  Na sub-região de Monção e Melgaço, os solos são diferentes. Ali já vamos encontrar terrenos franco-argilosos, com origens sedimentares em granito calco-alcalino. Estes solos, constituídos por calhaus rolados, armazenam calor durante o dia e de seguida, durante a noite, esse calor é irradiado para a vinha. Esta dinâmica permite que as baixas temperaturas noturnas não afetem o desenvolvimento dos bagos. A maturação dos mesmos é levada a cabo de forma equilibrada.

 

Na Quinta de Paços, a aposta recai numa viticultura baseada no sistema de Produção Integrada. Dessa forma estão garantidas as melhores práticas na produção dos seus vinhos. Não há utilização de pesticidas ou de aditivos de origem animal, o que implica dizer que os vinhos deste produtor estão enquadrados na categoria "Vegan". 

CASTAS PRINCIPAIS

TINTAS

Padeiro de Basto e Vinhão

 

BRANCAS

 Loureiro, Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Moscatel Galego Branco, Trajadura e Sauvignon Blanc

NAS PALAVRAS DO PRODUTOR:

"A Quinta de Paços Sociedade Agrícola, Lda. é uma empresa familiar que produz vinhos de elevada qualidade, dando ênfase ao seu carácter natural e autêntico, com uma personalidade distinta, mas igualmente inovadores e inquietos. Procura refletir as características específicas dos seus territórios, castas e solos (o terroir) nos seus vinhos. O vinho é assim uma forma de transmitir a nossa forma de estar no mundo, transmitindo a nossa tradição e cultura multisecular."

4 VINHOS DA QUINTA DE PAÇOS

Casa de Paços
Quinta de Paços
Loureiro e Arinto
Branco
Vinhos Verdes
Casa de Paços Superior
Quinta de Paços
Family Blend
Branco
Regional Minho
Casa do Capitão Mor
Quinta de Paços
Alvarinho Reserva
Branco
Monção e Melgaço
Casa de Paços
Quinta de Paços
Loureiro Reserva
Branco
Vinhos Verdes

COMPRAR ONLINE

Tinto Cão.jpg
The Yetman.jpg

PRÉMIOS

Alguns prémios e menções obtidos por este produtor

ENOLOGIA

Rui Cunha

Enólogo

Gabriela Albuquerque

Enóloga

CONTACTOS

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Veja aqui as partilhas e o dia a dia dos produtores nacionais. Todas as novidades e estados de espírito. Ah pois, não nos escapa nada!

Vinhomeu

2020 VINHOMEU | Todos os direitos reservados