PROVA MINHA
QUINTA
DO ESTANHO
Porto Vintage - Tinto 2018
"Um Porto Vintage muito sedutor e atraente, que mostra aroma de muita complexidade e envolvência, marcado pela explosão de fruta, e complementado por sedutoras notas de esteva."
A PROVA
TIPO
Tinto
NA BOCA
Entrada corpulenta e explosiva, com imensa presença. Estrutura muito forte, com corpo muito volumoso, mostrando-se denso e cheio de untuosidade. Meio de boca pleno de fruta e de compota (cereja preta, amora, ameixa preta) e algum cacau, complementado com apontamentos balsâmicos. Os taninos estão estruturados e bem rugosos, com acidez bem equilibrada. Final de prolongamento longo/muito longo, com fruta “para dar e vender”, com as notas balsâmicas identificadas no aroma a acompanharem esta fase da prova.
À VISTA E NO NARIZ
Cor vermelha, em tons de rubi escuro com laivos púrpura, e boa limpidez. Aspeto muito opaco e lágrima espessa e lenta. No aroma mostra muita complexidade, com intensidade média/alta e enorme amplitude. Alguma frescura, com imensa fruta preta e muita compota, notando-se também alguma fruta em passa. Presença de notas de esteva, e suaves notas balsâmicas.
O VINHO
Tem origem em parcelas de vinhas velhas, com cerca de três dezenas de variedades identificadas, e situadas nas íngremes encostas do Rio Pinhão. Vinhas situadas a uma altitude entre 150 e os 400 metros. Este vinho estagiou em balseiros de carvalho francês, com o blend final a ser realizado em Abril de 2020.
EM RESUMO
Um Porto Vintage muito sedutor e atraente, que mostra aroma de muita complexidade e envolvência, marcado pela explosão de fruta, e complementado por sedutoras notas de esteva. Se consumido nesta altura, será óptimo para acompanhar queijos intensos, sobremesas de fruta, e compotas. Está numa fase muito precoce, mas mostra potencial para evoluir bastante bem durante muitos anos. Boas provas!