PRODUTOR

QUINTA

DO MOURÃO

Há uma inspiração divina que ajuda na criação de alguns dos melhores vinhos produzidos na região do Douro... É com esse estado de espírito, que Miguel e Rita Braga partilham uma caminhada feita de sucessos, percorrida a partir de uma herança de família. Eles são a continuidade de um projeto magnífico, iniciado no princípio dos anos 70 do século passado. Adicionaram-lhe a modernidade necessária, mas respeitaram a tradição, e com isso, tornaram-se os guardiões de uma riqueza única, que aos poucos vão partilhando com todos nós... Bem vindos à Quinta do Mourão!

Quem é a QUINTA DO MOURÃO?

UMA FAMÍLIA DO DOURO E PORTO

Estamos em Cambres, localidade que pertence ao concelho de Lamego, mas com vistas privilegiadas sobre o rio Douro e a cidade da Régua. É lá que mora a Quinta do Mourão, uma propriedade que representa um importante pedaço da história dos vinhos produzidos nesta magnífica região, única no mundo, e que faz parte do imaginário de muitos. Miguel e Rita Braga dão continuidade ao sonho de Mário Braga, que em 1972 adquiriu a quinta e mais 4 propriedades para se dedicar à produção dos famosos Vinhos do Porto. Nasceu assim um projeto familiar que ao longo dos anos foi acarinhado por todos os membros desta família, que nunca deixou de garantir a sua continuidade. Hoje, o projeto Quinta do Mourão é uma obra edificada, permitindo a todos os apreciadores de bons vinhos do Porto e Douro o acesso a algumas das mais interessantes criações vinícolas desta região. Parabéns!

A EQUIPA E OS 3 CONTINENTES

Com uma equipa de 14 elementos, a Quinta do Mourão tem uma missão muito clara: conciliar a enorme tradição na produção de vinhos desta região com as exigências cada vez maiores de qualidade. A modernização é algo que tem que acontecer de forma a manter a competitividade num mercado cada vez mais global. E a necessidade de adicionar sustentabilidade e boas práticas vitivinícolas são, sem qualquer dúvida, um desafio para qualquer produtor de vinhos... Esta consciência levou a que ao longo dos anos muito tivesse sido feito, com investimentos importantes na adega e na vinha. Algo que em conjunto com uma paixão muito grande pelos vinhos, e com muito trabalho, acabou por dar os seus frutos! A Quinta do Mourão é hoje uma referência na produção de vinhos do Porto, aos quais dedica grande parte do seu tempo, no entanto não descurando os vinhos DOC, com uma gama de tintos de grande qualidade. A presença em mercados como os do continente europeu, americano e asiático, rematam de forma exímia todo o esforço desta grande equipa! Excelente!  

ADEGA NOVA E O "PORT KNOX"

Todos os anos, as uvas colhidas nas várias propriedades da família viajam até à adega. Construída de raiz com o objetivo de modernizar e dinamizar o projeto Quinta do Mourão, a adega tem uma capacidade instalada para processar 330 000 litros, ou 600 pipas. Por lá vamos encontrar tudo o que é preciso para fazer a vinificação dos vinhos, com equipamentos modernos e uma estrutura pronta para responder às solicitações. São 5 lagares de Inox com controlo de temperatura, cubas de fermentação e de armazenagem que partilham o espaço com a linha de engarrafamento. Todo o processo é assim controlado pelo produtor para que nada falhe... E falta referir ainda o "Port Knox"... Sim, isto lembra-lhe algo certo? E da mesma forma que nos EUA o Fort Knox guarda as reservas de ouro federais, por aqui são guardadas as reservas de ouro do Douro. São 11 tonéis e dezenas de pipas que armazenam e "douram" os milhares de litros de vinhos generosos velhos, alguns deles com mais de 100 anos de idade... Sem dúvida um lugar magnífico, localizado na Casa do Coito, e que salvaguarda a magia desta região.

A DIVINDADE DOS VINHOS DO DOURO

"O Ruby é feito com a mão de Deus e o pé do Homem. O Tawny é ao pé de Deus com a mão do Homem."

Miguel Braga descreve desta forma o seu estado de espírito relativamente à produção dos vinhos do Porto. São sem dúvida vinhos quase divinos apesar de elaborados pelo homem... Esta forma de estar perante a criação de alguns dos melhores vinhos do mundo, apreciados por milhares de consumidores nos quatro cantos do planeta, é o mote para a gama de vinhos da Quinta do Mourão. Uma gama rica e muito inspirada, que procura entregar elegância, exclusividade e muita frescura a todos os que os provam. É um desígnio deste produtor, e algo que foi cumprido... na perfeição.

 

 Os vinhos produzidos na quinta são o resultado de práticas orientadas para garantir uma qualidade superior. Quando as uvas chegam à adega são colocadas num tapete de seleção. São escolhidos os melhores bagos, no estado ideal de maturação, antes de passarem para o desengaçador. Mas antes, ainda na vinha, a apanha à mão para pequenas caixas mantém a integridade dos cachos. A vinificação dos vinhos do Porto é lavada a cabo em lagar, através de pisa a pé e paragem de fermentação com adição de aguardente vínica. Quanto aos DOC, a vinificação passa pelo lagar onde é feito o “corte” (primeira pisa a pé), com a restante fermentação a ser levada a cabo nas cubas.  

OS VINHOS DA QUINTA DO MOURÃO

PORTO RUBY / VINTAGE

 

S. LEONARDO

S. Leonardo - Ruby Vintage 2000

S. Leonardo - Ruby Vintage 2009

S. Leonardo - Ruby Vintage 2015

S. Leonardo - Ruby Vintage 2016

S. Leonardo - Ruby Vintage 2017

PORTO TAWNY

.

S. LEONARDO

S. Leonardo - Tawny 10 Anos

S. Leonardo - Tawny 20 Anos

S. Leonardo - Tawny 30 Anos

S. Leonardo - Tawny 40 Anos

S. Leonardo - Tawny 100 Anos

S. Leonardo - Tawny 150 Anos

RIO BOM

Rio Bom - Tawny 10 Anos

Rio Bom - Tawny 20 Anos

Rio Bom - Tawny 30 Anos

Rio Bom - Tawny 40 Anos

PORTO WHITE

S. LEONARDO

S. Leonardo White 10 Anos

S. Leonardo White 20 Anos

S. Leonardo White 30 Anos

S. Leonardo White 40 Anos

S. Leonardo White 50 Anos

S. Leonardo White 60 Anos

S. Leonardo White 90 Anos

DOC DOURO

COLHEITA

Quinta do Mourão - Colheita Tinto 2015

Rio Bom - Colheita Tinto 2015

RESERVA

Quinta do Mourão - Reserva Tinto 2013

Rio Bom - Reserva Tinto 2011

GRANDE RESERVA

Rio Bom - Grande Reserva Tinto 2002

Regiões Principais

DOURO

UM DOURO DE DIVERSIDADE

A Quinta do Mourão dispõem de várias vinhas, localizadas entre o Baixo e Cima Corgo. Isto permite usufruir de diferentes "terroirs", desde os solos xistosos e pobres aos mais ricos em matéria e menos xistosos, com vinhas desde a linha de rio até aos 400 metros de altitude. O clima varia desde o húmido e quente ao seco e frio, e as vinhas tem várias exposições solares conforme o local onde se encontram. Com vinhas em socalcos, em patamares de um e dois bardos e vinha “ao alto”, e com cepas cultivadas este ano e outras com mais de 80 anos, as castas tintas plantadas são diversas mas com clara incidência na Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Francisca e Tinta Barroca. Nas castas brancas temos principalmente as Viosinho, Códega do Larinho, Cerceal, e Malvasia.

4 Vinhos em Destaque

S. Leonardo
Quinta do Mourão
Porto Tawny 10 anos
Tinto
Douro
S. Leonardo
Quinta do Mourão
Porto Vintage
Tinto
Douro
Rio Bom
Quinta do Mourão
Colheita
Tinto
Douro
Quinta do Mourão
Quinta do Mourão
Reserva
Tinto
Douro

Prémios

Alguns prémios e menções obtidos por este produtor 

Enologia

Miguel Braga (foto)

Enólogo

Luís Rodrigues

Enólogo

Informações e Contactos

+ 351 254 324 323

Rua do Mourão, 1710, Cambres
5100-428 Lamego
Portugal

PARTILHAS

Veja aqui as partilhas e o dia a dia dos produtores nacionais. Todas as semanas procuramos novidades e estados de espírito.

Ah pois! Não nos escapa nada!

4/5

Vinhomeu

2020 VINHOMEU | Todos os direitos reservados